Ciberbabel: palco virtual de conflitos presumidos?

orelha arcos-irisEm qualquer lado do muro observamos uníssonos: irracionalismos, achismos, manobrismos; desconfianças, incredibilidades, deturpações… Revelações claras de assombrosa intolerância reverberando de parte a parte. Não estaríamos de repente erguendo uma Ciberbabel?
 
Agro era apenas um prefixo que já constava na nossa gramática. Tech é também elemento pré-fixado e, tal como aqui apresentado, tem também o mesmo uso no respectivo idioma. Não são coisas que não possam ser entendidas por quem sabe discernir seus significados (Não é a intenção aqui debater superficialidades quaisquer e nem mesmo de aprofundar algo em nível que a mim não compete).
 
É até bom lembrar que hoje já se tecla em pt-br com uma forte tendência a re-significações de muitos estrangeirismos que usualmente acabam por serem apropriados em decorrência de alguma força exógena e ganhando carga expressiva tão avessas a sua própria substância que, em inúmeros casos, fica difícil saber até que “dialetos” são esses usados em determinados lugares das cidades.
 
Eu, Luciano, particularmente não saberia aprofundar especificamente a questão; há tempos venho reagindo com alguma desconfiança e estranhamento até mesmo entre sinônimos já consagrados por nossos dicionaristas.
 
É que muitas vezes nos utilizamos realmente de termos os quais absorvemos e nos apropriamos ao longo da vida com tamanha naturalidade que ressoam entre ouvidos alheios ou estranhos com uma carga simbólica outra, capaz de expandir ainda mais o fosso social há muito incrustado no mundinho ocidental. Isso em ponto de, já no mundo globalizado, revivermos um mesmo fato ocorrido quando se tentou erguer aquela tal torre em Babel; desta vez impressionantemente metamorfoseada como “uma incômoda presença de outrem que tantas vezes sequer está presente”.
Anúncios

Sobre louquitetura

Quase palavra que um de nós murmura...
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s